segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mais de 80% dos brasileiros consideram taxas do cartão de crédito abusivas




Embora o número de usuários de cartões de crédito só venha crescendo no Brasil, 82% dos entrevistados consideram as taxas de manutenção e de anuidade de seus cartões abusivas.
Desses, 64% acham as taxas abusivas devido ao seu valor elevado e 18% acreditam que deveriam pagar apenas uma em vez de duas taxas.
Segundo levantamento, o conforto do cartão de crédito é o que leva à ampliação do uso, apesar do consenso de taxas elevadas.

Juros estão menores
A pesquisa apontou, em contrapartida, aumento no número de pessoas que migraram de outras formas de pagamento para o cartão de crédito, motivadas pelos juros menores. Enquanto esse era o motivo de 27% dos entrevistados em 2009, neste ano, 37% alegaram diminuição nos custos como razão da migração.
O setor verá a partir de 1º de julho, com o fim da exclusividade entre credenciadores e bandeiras, deve impulsionar ainda mais a queda das taxas. Para economistas, o país está enfrentando uma mudança na regulação que deve mudar o setor, incentivando a concorrência. Com esse aperfeiçoamento da legislação, a primeira mudança deve ser é um incentivo à concorrência a partir de 2010.
Para muitos, é um ano importante, não só ao consumidor, mas também ao empresário do comércio, que está pagando taxas ainda muito elevadas e conseguirá reduzi-las ao poder usar a mesma máquina com vários cartões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário