sexta-feira, 30 de abril de 2010

Varejo se mostra otimista para o dia das mães

A maioria dos empresários se mostra otimista com o Dia das Mães. Uma pesquisa da Serasa Experian revelou que 60% deles esperam aumento no faturamento, na comparação com os ganhos obtidos no mesmo período do ano passado. É o maior percentual de otimistas, desde o início da série histórica, em 2006.

Vale notar que o percentual praticamente dobrou na comparação com o Dia das Mães do ano passado, quando 34% dos empresários esperavam alta no faturamento.

Para os economistas da Serasa Experian, esse otimismo está atrelado à evolução do emprego e da renda, à normalização do crédito à pessoa física e à queda da inadimplência.
Por outro lado, 33% dos empresários acreditam que o faturamento no Dia das Mães deste ano ficará em linha com o do ano passado, ao passo que 7% apostam em queda.

Na análise por porte, verifica-se que as grandes empresas são as mais otimistas, com 85% estimando um faturamento mais alto este ano em relação aos ganhos do ano passado. Depois aparecem as médias empresas, com 74%, e as pequenas, com 56%.

Em linha com as estimativas do ano passado, a maioria (31%) dos varejistas acredita que roupas, sapatos e acessórios serão os presentes mais comprados neste Dia das Mães. Em seguida, aparecem as flores, com 18%, o celular (15%) e os eletrodomésticos (14%). Outros itens foram citados por um número menor de empresários.

O estudo também mostrou que, para 27% dos empresários, as vendas no Dia das Mães serão influenciadas pela proximidade da Copa do Mundo. Entre as empresas de grande porte, essa percepção é ainda mais comum, com 34% dos varejistas apostando nessa influência.
Entre as regiões do país, o Nordeste se destaca quanto a esse tema, uma vez que 55% dos seus varejistas acreditam que a Copa do Mundo terá impacto sobre as vendas. Em seguida, aparecem Centro-Oeste (40%), Norte (39%), Sudeste (24%) e Sul (17%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário